quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Minas apresenta projetos para prefeitura de Rondônia


As ações do Governo de Minas para o desenvolvimento dos municípios servirão de modelo para a prefeitura de Vilhena, no Sul do Estado de Rondônia. Nessa terça-feira (4), um grupo de gestores da cidade esteve na Subsecretaria de Assuntos Municipais (Subseam), da Secretaria de Estado de Governo (Segov), para conhecer alguns projetos, sobretudo nas áreas de saneamento básico e meio-ambiente.
Embora Vilhena esteja a mais de 1,5 mil km da divisa de Minas Gerais, o crescimento da cidade do Norte do Brasil deve beneficiar diretamente a economia mineira, pois se prepara para ser o porto seco que estocará os produtos brasileiros destinados à exportação através da Ferrovia Transcontinental Brasil - Peru, ainda em projeto. A ferrovia possibilitará, por exemplo, escoar pelo oceano Pacífico o minério de ferro extraído em Minas, uma forma rápida de se chegar à China e a outros países asiáticos.
De acordo com o prefeito José Luiz Rover, para desempenhar bem esse papel de porto seco, Vilhena precisa melhorar sua infraestrutura e urbanização. Segundo ele, os principais problemas enfrentados pelo município são o mau condicionamento do lixo e a falta de planejamento para o crescimento populacional. “Viemos a Minas para conhecer como o Governo do Estado ajuda os municípios a solucionar esses obstáculos”, disse.
Rover recebeu orientações quanto à importância de se elaborar um plano diretor que permita um crescimento ordenado do município e sugestões para a realização de consórcios com as prefeituras vizinhas, o que contribuirá para a implantação dos serviços de forma mais rápida e barata. O prefeito José Luiz Rover aprovou as sugestões e pretende intensificar as relações entre a cidade e o Governo de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário