segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Festival debate o desafio da gestão dos resíduos sólidos

Festival debate o desafio da gestão dos resíduos sólidos

“As transformações ambientais e os desafios para a gestão dos resíduos sólidos urbanos” será o tema central das discussões do segundo dia do 8º Festival Lixo e Cidadania, nesta terça-feira (22), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. No primeiro painel, às 9h, o assunto será debatido de acordo com a visão governamental. Estão confirmadas as presenças do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; e da Secretária-Geral da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara. A coordenação do debate será feita pelo presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira.

Às 10h30, o mesmo tema será debatido, porém na visão da sociedade civil, com a participação de pesquisadoras que analisam o trabalho dos catadores de materiais recicláveis no mundo, vindas do Canadá e da Índia, além de lideranças do movimento em Belo Horizonte.
Às 14h, prefeitos e representantes de cerca de 100 prefeituras mineiras participam de um debate para a avaliação e planejamento para a consolidação do plano de coleta seletiva estadual, com a coordenação da equipe do Centro Mineiro de Referência em Resíduos.
Além dos debates, durante todo o dia, o público pode visitar o Mercado Reciclado, onde 26 expositores apresentam e comercializam produtos feitos a partir dos conceitos da sustentabilidade, além de visitar o Reciclo Espaço, uma casa 100% reciclada.
A 8ª edição do Festival é uma parceria do Centro Mineiro de Referência em Resíduos; Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea); Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare); Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Fórum Estadual Lixo e Cidadania (FELCMG); com patrocínio do Fundo Nacional de Cultura/Ministério da Cultura e apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Itaipu Binacional, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Serviço
8º Festival Lixo e Cidadania
De 21 a 24 de setembro, 9h às 17h
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
(rua Belém, 40, Bairro Esplanada, esquina com Av. Andradas)
Informações para o público: (31) 3465-1200

Um comentário:

  1. Excelente artigo.

    Só assim escrevendo e falando é que se espalha conheçimento.

    Cumprimentos

    www.gestaoderesiduos.com

    ResponderExcluir