terça-feira, 27 de abril de 2010

Ação Mineira no “Dia Global do Voluntariado Jovem 2010”



Em comemoração ao Dia Global do Voluntariado Jovem, celebrado nos dias 23, 24 e 25 de abril, o Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MG) lançaram hoje (23/04), em Belo Horizonte, um concurso de redação para estudantes do Estado de Minas Gerais com o tema “Como o voluntariado pode transformar o meu mundo?”. O evento foi realizado no Colégio Marista Dom Silvério e contou com a participação dos alunos, professores e representantes de organizações públicas, privadas e de Terceiro Setor.


O concurso visa dar continuidade às ações iniciadas no I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador, realizado em Belo Horizonte, nos dias 26 e 27 de março. O grande objetivo da ação, segundo o IGETEC/COEP, é conscientizar os jovens sobre a importância do voluntariado na efetiva transformação do ser humano, inserindo na juventude o conceito de cidadania participativa e transformadora da sociedade.


Poderão participar estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitários, da Rede Pública e Privada. Em cada categoria, serão premiados os alunos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.


Durante o lançamento da ação mineira, a presidente do IGETEC, Heliane Guadalupe, falou sobre a importância do concurso. “Esperamos que, com a redação, os jovens possam planejar ações que efetivamente transformem a sua casa, o seu bairro, a sua escola”, afirma Heliane Guadalupe.


Segundo os organizadores, além da premiação que será dada aos autores das melhores redações e às suas escolas, o objetivo é que as idéias das redações vencedoras possam ser adaptadas e transformadas em projetos.


O concurso tem o apoio do Centro Operacional de Apoio ao Terceiro Setor (CAOTS-MG), do Ministério Público; do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo / Subsecretaria de Assuntos Municipais (SEGOV/SUBSEAM) e da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ); do SERVAS; da Rede Mineira de Cidadania e da Agenda Ambiental.


A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 07 de setembro, com a presença de grandes nomes da literatura mineira. Nesta ocasião, será feito o lançamento do II Fórum Nacional do Voluntariado Transformador. Como ação complementar, serão lançadas campanhas de sensibilização, mobilização e capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de voluntários, conforme prevê a Lei nº 18.716/2010, que incluiu o Voluntariado Transformador como política pública do Governo do Estado de Minas Gerais.


O regulamento do concurso poderá ser acessado no site www.igetec.org.br a partir do dia 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3269-9343.



SERVIÇO:


Evento: Lançamento da ação de Minas Gerais dentro do Dia Global do Voluntariado Jovem 2010

Data: 23 de abril

Horário: 9:00hs às 11:00hs

Local: Colégio Marista Dom Silvério (R. Lavras, 225, São Pedro – BH/MG)

Realizadores: Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MG)

Assessoria de imprensa: Bruna Fraga – (31) 3269-9343 / (31) 9294-9575 / coord.comunicacao@igetec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário