quinta-feira, 26 de março de 2009

23/3/2009 - SUBSEAM participa de encontro de prefeitos do Vale do Rio Doce


Prefeitos e representantes de 13 prefeituras do Vale do Rio Doce estiveram, nesta sexta-feira, dia 19, na cidade de Ferros, para debater alternativas que unam desenvolvimento das cidades e preservação da natureza. O encontro, realizado pela Associação Nacional de Defesa do Meio Ambiente Sustentável (ANDMAS), contou com a participação da Subsecretaria de Assuntos Municipais (SUBSEAM), da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).
Representando o Subsecretário Romel Anízio Jorge, o coordenador de Projetos Especiais da SUBSEAM, Anderson Luiz, explicou as ações do órgão no campo do desenvolvimento econômico e ambiental. Entre elas, o projeto “Lixo Sustentável”, que visa extinguir os depósitos de lixo a céu aberto no Estado, e o “Integração”, cujo objetivo é levar telefonia aos povoados rurais com até 100 habitantes.
Os prefeitos propuseram à SUBSEAM algumas ações em conjunto, como a instalação de uma usina de biodiesel na região. Anderson não descartou possíveis parcerias e avaliou como positiva a troca de informações. Segundo o coordenador, os municípios precisam valorizar mais encontros como este, onde as prefeituras podem se unir e reivindicar assistência às suas cidades.
Um dos pedidos das prefeituras é que a SUBSEAM promova na região o “Curso de Capacitação de Servidores Municipais”. O objetivo do curso é esclarecer dúvidas sobre quais os procedimentos necessários para se firmar convênios com o Estado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Município (PADEM). Segundo Anderson, para este ano, as regiões a serem visitadas e os dias do curso já foram definidos, mas será feito um esforço para encaixar estas prefeituras em algumas das datas previstas.
Participaram do encontro representantes das cidades de Ferros, Carmésia, Braúnas, Dores de Guanhães, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Santa Maria, Morro do Pilar, Santo Antônio do Itambé, São Sebastião, Itambé do Mato Dentro, Virginopólis e Guanhães.
Mais informações através da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Assuntos Municipais, pelo telefone (31) 3219-7295.

Um comentário:

  1. Parabéns, Anderson !

    Você ocupou um espaço muito importante no governo, as ações elaboradas na SEAM pela sua pessoa demonstram uma capacidade ímpar de gestor público e beneficiam todos os mineiros.Atendendo os prefeitos e levando soluçoes interessantes a municipalidade, você consegue algo muito interessante: a eficiência e leva o poder público estadual para mais perto do povo.

    Continue assim, a sua estrela vai brilhar cada dia mais.

    Atenciosamente,

    Andre Pagy.

    ResponderExcluir