quinta-feira, 16 de abril de 2009

8/4/2009 - Subseam auxilia produtores do Sul de Minas em projeto de biocombustível




A Subsecretaria de Assuntos Municipais (SUBSEAM) da Secretaria de Governo vai ajudar os produtores de milho do Sul de Minas a conseguirem uma usina de biocombustível, por intermédio da iniciativa privada. Além da geração de empregos, a usina irá alavancar a economia da região, hoje em torno de R$8,5 milhões. O primeiro contato entre produtores e empresários do setor ocorreu na terça-feira, dia 8, em Belo Horizonte.
O objetivo dos produtores é aproveitar o período da entressafra do milho, que dura entre março e outubro, e plantar outras culturas que geram biocombustíveis como trigo, soja e girassol. A usina vai garantir o beneficiamento do produto, cuja venda renderá maiores ganhos. Ao todo, 104 produtores de milho participarão do projeto. A área de atuação inicial engloba 13 municípios, entre eles Guaxupé e Alpinópolis, abrangendo um terreno para cultivo de aproximadamente 37 mil ha.
O papel da SUBSEAM será de elo entre esses produtores e os empresários do setor. “A Subsecretaria busca, constantemente, ajudar todos os projetos que objetivam o desenvolvimento dos municípios, por meio da geração de emprego e renda, cuja conseqüência é a melhoria das condições de vida do povo mineiro”, explica o subsecretário Romel Anízio Jorge.
O engenheiro Alex Brasil, que representa uma empresa que desenvolveu a usina de biodiesel móvel, participou do encontro. Ele considera possível que a parceria com os produtores de milho siga adiante. “Eles precisam de investimentos e nós podemos fazer isso”, afirma. Segundo Alex, sua empresa tem estrutura para participar de todo o processo, desde o fornecimento dos equipamentos até o envio de técnicos para garantir a eficiência na produção. Para o engenheiro, a Subsecretaria está possibilitando o contato entre as pessoas certas.
Capacitação
Levar a tecnologia de biocombustíveis para os municípios, como prevê o projeto dos produtores do sul de Minas, não vai gerar os ganhos esperados se, na região, não existir mão-de-obra habilitada para o manejo dos equipamentos. A SUBSEAM pretende contornar esse problema por intermédio de uma parceria com um instituto, com sede em Brasília, especializado em capacitação de gestores públicos para a exploração de recursos naturais.
O professor Raymundo Castro, que representa esse instituto, participou do encontro na SUBSEAM e considerou ser grande a possibilidade de participar do projeto: ”pode nascer uma parceria estratégica no campo de capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento sustentável na área de biodiesel e biocombustível”, afirmou.
Mais informações pelo telefone: (31) 3219-7295

Nenhum comentário:

Postar um comentário